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Projeto proíbe divulgação de pesquisas eleitorais nos 15 dias anteriores ao pleito

Por Alex Santana em 07/01/2021 às 15:26:58

A proposta foi apresentada pelo deputado André Janones (Avante-MG) à C√Ęmara dos Deputados. O objetivo dele é evitar que o eleitor seja influenciado indevidamente na reta final das campanhas.

"Segundo a ci√™ncia pol√≠tica, s√£o dois os efeitos das pesquisas eleitorais. Um é o efeito vag√£o de trem, que remete a um movimento em dire√ß√£o a quem est√° na frente. Esse efeito induz o eleitor a votar no candidato que aparece em primeiro nas enquetes e, em tese, tem mais chances de vitória", explica Janones. "O outro efeito poss√≠vel é o azar√£o, que representa a tend√™ncia do voto no candidato que est√° nas √ļltimas coloca√ß√Ķes."

O parlamentar conclui, assim, que as pesquisas eleitorais desempenham um papel importante na decis√£o do eleitor, seja em dire√ß√£o ao voto √ļtil, quando o eleitor é influenciado a votar em supostamente tem mais chance, ou no "voto de veto", quando ele quer fazer com que um candidato espec√≠fico perca.

A proposta reinclui a medida na Lei das Elei√ß√Ķes. A proibi√ß√£o havia sido prevista na lei em 2006, mas foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal naquele mesmo ano.

Fonte: Ag√™ncia C√Ęmara de Not√≠cias

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