11

COVID matou mais pessoas que acidentes e homicídios em Iguatu, no ano de 2020

Por Alex Santana em 15/01/2021 às 23:46:52

Em 2020 tivemos 21 homicídios em Iguatu, 21 mortes no trânsito e 100 pessoas que morreram por COVID 19, para aqueles que ainda negam o perigo do vírus, estes números demonstram que atualmente o coronavírus é o que mais mata na cidade.

E nesta semana, Iguatu chegou à marca de 103 mortes por COVID, mas as mortes também estão acontecendo nos municípios da região, vejam os dados da Secretaria de Saúde do Ceará:

Acopiara: 60

Orós: 46

Icó: 45

Mombaça: 40

Lavras da Mangabeira: 27

Jucás: 22

Quixelô 22

Cedro 14

Cariús: 11

Piquet Carneiro: 11

Saboeiro: 9

Catarina: 6

Dep. Irapuan Pinheiro: 4


A guerra no trânsito de Iguatu

A violência no trânsito de Iguatu continua assustadora, existe uma guerra nas ruas e os números dizem isto. Quando chega o fim de semana, são vários acidentes registrados e muitas pessoas feridas. O que está sendo detectado, que as ações de fiscalização devem acontecer, mas principalmente entre a sexta e domingo. Período em que acontecem colisões, quedas de moto, capotamentos e a entrada de muitas pessoas feridas no Hospital Regional de Iguatu.

Preocupação com a violência sexual contra crianças e adolescentes em Iguatu

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, expediu cinco recomendações, no dia 7 de janeiro de 2021, para prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Os documentos foram destinados ao Município de Iguatu, à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 16), ao Conselho Tutelar, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e aos colégios particulares.

O MPCE recomendou à Prefeitura de Iguatu, à Secretaria Municipal de Educação, à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação e às escolas privadas a adoção das medidas administrativas necessárias à implantação das comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes, previstas na Lei Estadual nº 17.253/2020. Caso a estrutura escolar já conte com comissão, deve haver comprovação de resultados. Além disso, o tema de prevenção à violência sexual contra criança e adolescente deve ser incluído no calendário escolar permanente. Também deve ser realizada ampla divulgação e distribuição de materiais impressos e digitais sobre o assunto.

À Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Iguatu e ao Conselho Tutelar de Iguatu, orienta-se o desenvolvimento de trabalho preventivo sobre o tema, por meio de palestras, encontros e grupos de discussão junto à comunidade escolar e à sociedade civil. Outra recomendação é a de ampla divulgação e distribuição de materiais impressos e digitais sobre o assunto. Para isso, a Secretaria poderá promover a discussão através dos órgãos de atuação social do município.

Por fim, a Promotoria requereu ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguatu o acompanhamento da execução das ações relacionadas à prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes desenvolvidas por agentes públicos do município de Iguatu. O Conselho deve analisar e avaliar criticamente os resultados e os métodos empregados pelos agentes públicos, com sugestões para eficiência das políticas públicas em questão.

Todas as instituições que receberam as recomendações devem, no prazo de 10 dias, apresentar resposta fundamentada à Promotoria. Em caso de não cumprimento, caberá ao MPCE a adoção das providências cabíveis.



ENEL: um exemplo a ser seguido

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Iguatu recebeu nesta quinta-feira (14), representantes da sociedade iguatuense para lançar o Projeto Esporte Eficiente – Possibilidade de Inclusão que é realizado em parceria com a ENEL. As atividades esportivas são contempladas pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Ceará e beneficiam cerca de 200 alunos assistidos pela APAE e outras instituições.

Uma ação digna de todos os elogios e que merece ser copiada por várias empresas que desejam apoiar a inclusão destes jovens e adolescentes.


Prefeito em exercício de Iguatu

O empresário Franklin Bezerra está a frente do município na ausência do prefeito Ednaldo Lavor. Cumprindo uma agenda discreta, mas ativa em várias secretarias e participando de eventos. Nos encontramos no evento da APAE onde confirmou total apoio da gestão com a instituição. E lembrando que a inclusão se tornou uma das principais bandeiras da atual gestão.



Grupo KG é exemplo

No meio de uma pandemia e com tantas dificuldades, o empresário Grasuene e sua equipe dão um bom exemplo de perseverança e planejamento. O grupo inaugurou nesta sexta-feira (15), um novo posto de combustíveis ao lado da Praça Caxias. Gerando empregos no município e uma nova oportunidade para abastecimento aos motoristas da cidade.



Iguatu e região agradecem ao delegado Marcos Sandro e equipe

O delegado Marcos Sandro e sua equipe com o apoio do COTAR realizaram uma das ações de maior relevância na área da segurança pública esta semana, retiraram da cidade um dos homens de maior periculosidade da Bahia e que desejava instalar suas ações no município. Através da inteligência e com planejamento, os policiais conseguiram prender o "Robson Luxúria" sem um único disparo e assim selaram a continuação da paz em Iguatu. Uma ação que merece os parabéns da sociedade iguatuense e da região.

A Câmara Municipal de Iguatu e de outras cidades deveriam ofertar ao delegado e sua equipe homenagens pelo trabalho realizado a frente da Polícia Civil.

Cidades preparadas para a vacinação

Tivemos acesso as informações sobre o plano de vacinação dos municípios de Iguatu, Quixelô e Cedro, estas cidades estão preparadas para este momento. Freezers, agulhas, algodão, seringas e uma organização de locais e profissionais que demonstram o planejamento necessário para o momento. Parabéns.

Ponto negativo da semana

A falta de cuidado das pessoas que estão indo visitar o Açude Trussu, em Iguatu. Estão deixando muito lixo no local, e sujando o principal manancial da cidade. Moradores denunciaram esta semana no programa A Voz do Centro Sul.

Ponto positivo da semana

A prefeitura de Iguatu está preparando o concurso público e que poderá ser anunciado com detalhes nos próximos meses. Algo que é bastante esperado na cidade e que possa acontecer com toda transparência possível.


Frase da semana:



Comunicar erro
2222

Comentários

33